O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Analista de Cobrança é o profissional responsável por manter o controle, fazer o faturamento e realizar a cobrança.
Um Analista de Cobrança atuar com manutenção de fluxo de caixa, retorno de arquivos, via sistema e escrituração para o banco.
Está sob as responsabilidades de um Analista de Cobrança acompanhar a área de cobrança e prestar suporte a equipe de cobrança, elaborar ações de réguas e estratégias de cobrança e acompanhar os parceiros da empresa, controlar o retorno e a taxa de cadastro das financeiras, verificar sua exatidão, cobrar os valores pendentes, acompanhar processo de liquidação, manter controle das contas a receber das seguradoras, localizar os pagamentos efetuados, providenciar a baixa no sistema e identificar pendências, realizar a cobrança dos pagamentos em atraso, identificar pendências, contatar seguradoras por telefone e acompanhar o processo até a regularização final dos pagamentos, realizar a cobrança de pessoa jurídica ou física, desenvolver processos de cobrança, analisar fichas, verificando débitos e fazer contato com as empresas que estão em situação irregular, agendar pagamentos no histórico de cada cliente, informar, solicitar e pedir autorização ao gestor a cada solicitação de acordo, de pagamento da dívida por parte do cliente, manter o histórico dos clientes atualizado, conferir o movimento de extratos, contatar filiais, bancos e clientes.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista de Cobrança além da graduação é essencial que possua conhecimentos em controle de indicadores, acompanhamento de metas e resultados, rotinas administrativas e elaboração de campanhas internas.
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Analista de Cobrança por ser o profissional responsável por manter o controle, fazer o faturamento realizando a cobrança, se relaciona com toda a equipe de cobrança.
Formações Relacionadas
- Graduação em Administração de Empresas
- Ciências Contábeis