O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Assistente de Custos é o profissional responsável por atuar com levantamento de estatísticas, dados matemáticos referentes a valores, preços, registros de produtos e análise do mercado relacionado a custo.
Um Assistente de Custos acompanha e controla os custos diários, elaborando relatórios gerenciais com base em todos os dados coletados.
Está sob as responsabilidades de um Assistente de Custos atuar na área de custos em conjunto com a produção, realizar análises de custos e processos, solicitar correções, conferir, auditar e analisar processo de ordem de fabricação do início ao fim, realizar análise de estoques, elaborar relatório mensal de custo, de ocorrências e de produção e custos, analisar detalhadamente os movimentos, como dados e lançamentos de custos, prevenir erros e falhas nos apontamentos, divergências no estoque, matéria-prima e acabamentos, realizar análise quantitativa, atuar com formação de preços, custos médios, virada de saldo do estoque, lançamentos e conciliações contábeis, fazer classificação de custos e despesas, inventários e orçamentos gerenciais, elaborar planilhas, realizar projeções de custos de variados indicadores financeiros para previsão orçamentária das diferentes áreas da empresa, elaborar, manter e apresentar o funcionamento de uma sistemática de custos, revisar periodicamente os preços de venda propondo novas negociações quando houver perda na rentabilidade do item ou carteira, formar os preços de venda após formação do custo industrial, fazendo análise de critérios das bases de rateio, de custos, despesas fixas e variáveis.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente de Custos além da graduação é essencial que possua habilidades técnicas em custo contábil, gerencial e conciliação de estoque.
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Assistente de Custos por ser o profissional responsável por atuar com levantamento de estatísticas, dados matemáticos referentes a valores, preços, registros de produtos e análise do mercado, se relaciona com toda área de custos dentro de uma empresa.
Formações Relacionadas
- Graduação em Economia
- Administração de Empresas