O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Operador de Fundição é o profissional responsável por realizar as operações de transferência de concentrado (bombas), eletrólise (cuba eletrolítica) e fundição de ouro (forno de indução e a gás), possibilitando o funcionamento das operações da fundição. Um Operador de Fundição realiza a amostragem das barras, mantendo o inventário do produto final atualizado e organizado, a fim de que possa ser analisado pela gerência e auditoria.
Está sob as responsabilidades de um Operador de Fundição preparar fluxo fundente para a fusão de concentrados e cátodos, abastecer e monitorar o funcionamento dos fornos de produção, operar equipamentos estatísticos, preencher planilhas de controle operacional, identificando e relatando problemas, executar amostragem para controle de processo, operar e inspecionar concentradores gravídicos, realizar transferência e limpeza de concentrado, substituir catodos saturados por novos, realizar fundição de concentrado e catodos de acordo com o procedimento operacional da área.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Operador de Fundição é essencial que possua conhecimentos em processos de concentração gravimétrica, operação de equipamentos, células eletrolíticas e fornos de fundição.
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Operador de Fundição por ser o profissional responsável por realizar as operações de transferência de concentrado (bombas), eletrólise (cuba eletrolítica) e fundição de ouro (forno de indução e a gás), possibilitando o funcionamento das operações da fundição, se relaciona com toda área operacional de fundição.
Formações Relacionadas
- Ensino Médio Completo