O que você faz? Quais são as áreas que estão sob a sua responsabilidade?
O Coordenador de Cobrança é o profissional responsável por coordenar a área de recuperação de crédito de cliente (pessoa física e jurídica), através de acionamento telefônico ativo e receptivo.
Um Coordenador de Cobrança se responsabiliza pela estratégia de recuperação de crédito, visando manter o controle do escritório de cobrança, fazendo a negociação de valor recebido, buscando o melhor desempenho.
Está sob as responsabilidades de um Coordenador de Cobrança atuar com a coordenação de cobrança, acompanhamento das ações de cobrança, coordenação de equipe, análise da recuperação das diversas carteiras e elaboração de estratégias, manter o controle do escritório de cobrança e fazer a negociação de valor recebido, buscando o melhor desempenho, atuar com elaboração de estratégia de cobrança, elaboração de relatório gerencial e operacional da cobrança e gerenciamento de equipe, comunicar a diretriz relativa ao novo processo de crédito e de política da recuperação que auxilia o colaborador em sua atividade, trabalhar com as interfaces com os gestores de diversas áreas, para as constantes melhorias de fluxos e de processos de cobranças, garantir o desenvolvimento contínuo do colaborador na metodologia aplicada no atendimento, promover o relacionamento com outras áreas visando o alinhamento estratégico para a correta comunicação e a execução da atividade de cobrança, identificar através de análise de cenário e de relatório de produção a possível oportunidade de melhoria do processo, do fluxo e do problema que impacta diretamente o negócio, garantir a eficiência do processo de remuneração variável do colaborador inscrito na campanha motivacional de cobrança, garantir a execução da estratégia da área alinhada com a diretriz da empresa, acompanhar e avaliar o desempenho individual e de distribuição da meta e da comunicação do resultado, promover e contribuir para um clima organizacional positivo na área, coordenando e realizando a atividade que traga o aumento do nível de engajamento do colaborador da área.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Coordenador de Cobrança além da graduação é essencial que possua habilidade em comunicação, foco em resultado e orientação para metas.
Com que áreas se relaciona, dentro de uma empresa?
O Coordenador de Cobrança por ser o profissional responsável por coordenar a área de recuperação de crédito de cliente sendo pessoa física ou jurídica se relaciona com toda área operacional de cobrança.
Formações Relacionadas
- Graduação em Administração de Empresas
- Ciências Contábeis